Sobre
Consultoria e gestão em biblioteca, leitura, literatura e conhecimento.Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a BibliON (biblioteca digital do Estado de São Paulo) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Tanto a BSP quanto a BVL foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento. Entre 2018 e 2021, a SP Leituras foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Filantropia e Doar. Em 2021, a organização foi eleita a melhor ONG na categoria Cultura. Em 2023, a SP Leituras recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo pela ação “Acolhimento” na Biblioteca de São Paulo e o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental pela BibliON. Além disso, a SP Leituras é responsável pela revitalização e gestão da biblioteca corporativa da SABESP, uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo.
Idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, da biblioteca, da leitura e da literatura.
Visão
Ser reconhecida como organização referência na transformação social, por meio da construção de uma sociedade leitora, plural e cidadã, promovendo o acesso democrático à informação, à cultura, ao conhecimento e à valorização das diferenças.
Valores
- Garantia da leitura e da literatura como direitos;
- Promoção da cidadania por meio da leitura;
- Inclusão, acessibilidade e diversidade cultural;
- Valorização das bibliotecas como espaços de transformação;
- Fomento à literatura e à produção local;
- Educação permanente;
- Ética e transparência;
- Colaboração em rede;
- Inovação e criatividade;
- Democracia cultural.