Nascimento de Emily Dickinson
Postado em 10 DE dezembro DE 2013
Há 183 anos, em 10 de dezembro de 1830, nascia, em Massachusetts (EUA), a poeta americana Emily Dickinson.
Proveniente de uma família abastada, Emily teve formação escolar irrepreensível, chegando a cursar, durante um ano, o seminário. Mas após se recusar publicamente a declarar sua fé, abandonou o curso.
Em torno dela construiu-se um mito sobre sua personalidade solitária, tanto que a denominavam de “A Grande Reclusa”. Este comportamento tinha a ver com o modelo de conduta feminina apregoado no século XIX. Emily raramente deixou sua cidade, tanto que em toda sua vida apenas viajou para a Filadélfia para tratar de problemas de visão. Foi numa destas viagens que ela provavelmente conheceu dois homens que teriam marcado sua vida e inspiração poética: Charles Wadsworth e Thomas Wentworth Higginson.
Quase tudo que se sabe sobre a vida de Emily tem como fonte as correspondências que ela manteve com algumas pessoas, como Susan Dickinson, cunhada e vizinha, colegas de escola, familiares e alguns intelectuais. Nestas cartas, além de comentar sobre o seu cotidiano, havia também alguns poemas.
Emily teve sua numerosa obra reconhecida apenas após sua morte, aos 56 anos. Sua poesia possui uma liberdade sintática única, muito próxima do uso oral da língua. A partir de elementos triviais, cotidianos, domésticos, do vestuário, bem como de pequenos seres da natureza, dá vida às coisas, formando quadros considerados, por vezes, verdadeiramente surreais.
A BSP possui algumas obras de Emily Dickinson para quem quiser conhecer um pouco mais sobre esta poeta:

A branca voz da solidão
Editora Iluminuras
Edição bilíngue que reúne poemas de Emily Dickinson, entre eles - 'A alma escolhe a companhia' (The soul selects her own society); 'A graça é o que lhe resta' (Her grace is all she has); 'O zumbir de uma abelha' (The murmur of a bee); 'Os poetas mártires nada disseram' (The martyr poets did not tell); 'Constituíste o tempo' (You constituted time); 'Uma casa lá no alto' (A house upon the height).

Livro de horas
Editora Scipione
O chamado 'Livro de horas' constituía um gênero medieval, que continha orações e salmos para as diversas horas do dia. Em geral, vinha ornamentado por iluminuras, esses contornos de flores e volutas que, como bordados, circundavam os manuscritos. Angela-Lago procurou não perder isso de vista ao selecionar e traduzir os poemas de Emily Dickinson que compõem este livro.

Loucas noites
Disal Editora
Edição bilíngue - o original em inglês e tradução frente a frente - com os mais famosos e representativos poemas de Emily Dickinson (1830-1886). O livro é enriquecido por breves comentários de tradução e uma biografia da autora.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025