Morre Tatiana Belinky aos 94 anos
Postado em 17 DE junho DE 2013

Morreu no último sábado (15/6) a escritora infantojuvenil Tatiana Belinky. Nascida em 1919, em São Petersburgo, na Rússia, Tatiana é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov. A autora também foi responsável, junto ao marido Júlio Gouveia, pela adaptação da obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo, para a televisão em formato de teleteatro.
Em 1987, publicou o primeiro livro, Limeriques, pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses, poemas curtos marcados pela sonoridade, ritmo, rima e pelo bom humor.
Tatiana foi uma grande incentivadora da leitura e, em muitas de suas entrevistas, sempre ressaltou a importância de que as crianças fossem estimuladas desde cedo a ler e a imaginar. “A fantasia é tudo. Sempre digo aos pequenos que o livro é um objeto mágico, muito maior por dentro do que por fora. Por fora, ele tem a dimensão real, mas dentro dele cabe um castelo, uma floresta, uma cidade inteira... Um livro a gente pode levar para qualquer lugar. E com ele se leva tudo”, declarou.
Veja um trecho de uma entrevista dada ao Museu da Pessoa em que ela fala sobre a paixão pela leitura:
Nos últimos anos, a autora costumava receber grupos de crianças em sua casa para contar-lhes histórias e ouvi-las.
"Ela foi uma personalidade muito importante na cultura brasileira e de São Paulo. Não só na literatura, mas também no teatro e na televisão", disse a escritora Ruth Rocha, amiga da autora e companheira de Academia Paulista de Letras.
A Biblioteca de São Paulo possui diversos livros de Tatiana Belinky em seu acervo. Confira alguns títulos:

Tatiana Belinky... quem quiser que conte outra
Tatiana Belinky aprendeu a ler por volta dos quatro anos, em casa, com os bloquinhos de letras que o pai lhe presenteou dizendo que ela podia fazer ponte, casinha, o que quisesse com eles . Ela não fez ponte ou casinha, mas começou a formar sílabas e a pronunciá-las. Foi assim que, antes dos cinco anos, já começava a se aventurar pelo mundo das letras. O ambiente doméstico era propício; os pais e o avô sempre estavam com um livro na mão. Durante a infância Tudo isso e muito mais está no livro da Coleção Aplauso, de Sérgio Roveri.

O segredo é não ter medo
Tatiana Belinky criou catorze quadrinhas que enfrentam, de forma divertida e inesperada, o tema da morte. Ilustradas pelo desenho de Guto Lacaz, elas formam um livro único, ao mesmo tempo engraçado e comovente, dirigido a leitores de todas as idades.

O livro dos disparates - com os limeriques da Tatiana
Este livro procura apresentar poemas recheados de disparates. Nesses versos, qualquer coisa pode virar personagem - pulga, cidadão de Caconde, medos, menina invejosa, cacófatos, entre outros.

O caso do vaso
Um descuido e pronto, a bola quebrou o vaso do corredor do prédio. E agora? Isso merece castigo? Este é o tema desta história sobre limites e punições.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025