J.K. Rowling fala de pseudônimo
Postado em 26 DE julho DE 2013
A autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling, explicou a origem do pseudônimo Robert Galbraith, que escolheu para assinar The Cuckoo’s Calling, livro que assinala a sua estreia na literatura policial.
“Escolhi Robert porque é um dos meus nomes masculinos preferidos, porque Robert F. Kennedy é o meu herói, e porque, felizmente, não o tinha usado em nenhuma das personagens da série Harry Potter”, diz Rowling no site propositadamente criado para este seu alter-ego (http://www.robert-galbraith.com). Já o apelido Galbraith, acrescenta, vem de uma fantasia de infância. “Quando era criança, queria mesmo chamar-me Ella Galbraith, mas não sei por que, nem me lembro de alguma vez ter conhecido alguém com esse nome”.
O pseudônimo de Rowling foi divulgado há duas semanas por uma amiga de um dos seus advogados. A escritora garante que foi pega de surpresa e que não se tratou de um esquema publicitário. “Se alguém tivesse assistido aos planos labirínticos que concebi para esconder a minha identidade, ou visto a minha expressão quando percebi que o jogo tinha acabado, entenderia que não quis ser descoberta”, garante Rowling.
Para autografar alguns exemplares da obra, a pedido da editora, teve de praticar vários dias até conseguir criar para Galbraith “uma assinatura diferenciada e consistente”, conta Rowling. Mas o trabalho não será desperdiçado, uma vez que já avisou que pretende continuar a usá-la para assinar os exemplares deste e dos próximos livros do seu pseudônimo. E o próximo já está pronto, anunciou, e deverá sair em 2014.
The Cuckoo’s Calling é protagonizado por Cormoran Strike, um ex-militar que vive em condições precárias e a quem a guerra deixou mazelas físicas (perdeu um pé na explosão de uma mina terrestre no Afeganistão) e emocionais. Strike tem uma ajudante, Robin, que tem a ambição secreta de se tornar detetive.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025