Instituto Tomie Ohtake realiza ciclo de palestras sobre acessibilidade
Postado em 11 DE agosto DE 2016Mais infos do projeto no site oficial.
Confira a programação
29 de agosto
Diversidade intelectual - caminhos para as relações com o saber
Mario Paulo Bovino Greggio - Com atuação profissional na ONG Mais Diferenças, é frequentador do Nossa Turma, grupo de pessoas adultas com deficiência intelectual. Foi educador no Museu do Futebol e participou das atividades do programa Deficiente Residente, onde contribuiu com as equipes do museu suas características como pessoa com Síndrome de Asperger.
Márcia Pessoa - Pedagoga há 25 anos com especialização em deficiência intelectual pela UNIFESP em Emprego Apoiado, atua no Serviço de Qualificação e Inclusão Profissional da APAE de São Paulo.
26 de setembro
Promoção da identidade e cultura surda para a representatividade nos espaços culturais
Edvaldo Carmo dos Santos - Cursa pedagogia, tem experiência profissional diversificada em educação e mediação de artes em museus. Como educador surdo, fez parte das equipes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol e Museu Afro Brasil. Atualmente, trabalha como educador no Itaú Cultural e é também um dos representantes do movimento Negro Surdo no Brasil.
Hugo Eiji - Formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e em Pedagogia – Educação de Deficientes da Áudio-comunicação – pela PUC-SP, tem Mestrado em Ciências da Cultura (MA in Culture and Communication) pela Universidade de Lisboa e trabalha com projetos de Educação de Surdos.
31 de outubro
Idosos, partilha de lembranças e experiências
Judith Mader Elazari - Bacharel e Licenciatura em História e Mestre em História Social pela USP, atua como educadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP desde 1987, em ações educativas como coordenação da oficina “Arqueologia e Memória: a Terceira Idade no MAE/USP.
Cristiane Tenani Pomeranz - Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em arte terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizou e ministra desde 2009 o projeto “Faça Memórias, Cultural”, curso de estímulo de memória pela arte no MuBE.
Juliana Prescott Naso - Licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, especialista em arte terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizou e ministra desde 2009 o projeto “Faça Memórias, Cultural”, curso de estímulo de memória pela arte no MuBE
28 de novembro
Deficiências múltiplas, capacidades singulares
Roberta Galasso Nardi - Com Doutorado (2007) e Mestrado (2001) em Educação e Currículo pela PUC - SP e graduação em Pedagogia, é Coordenadora Pedagógica da AACD-Lar Escola e membro do Grupo de pesquisa Ecotransd-CNPq. Tem atuação profissional docente do Departamento de Educação e Metodologia Comparada da Faculdade de Educação da USP- Disciplina de Didática.
Ana Amália Tavares Bastos Barbosa - Artista plástica e arte educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em New York/USA. Em 2002, teve um acidente vascular cerebral de tronco e como sequela adquiriu a síndrome do locked in, ficando tetraplégica, muda e disfágica, mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada.
Liliane Rebelo - Tem formação em Jornalismo e especialização em Marketing pela Chartered Institute of Marketing (UK/2012). Desde 2005, trabalha no British Council Brasil liderando os projetos de teatro e dança na função de Gerente de Artes, incluindo a plataforma Unlimited: Arte sem Limites, que celebra as artes no âmbito da acessibilidade e da qualidade artística de artistas com deficiência. Em 2014, trabalhou junto ao Creative Scotland em Edimburgo como Gerente Internacional de projeto.
Marcos Abranches - Coreógrafo e dançarino com paralisia cerebral, que utiliza dramaticidade aos movimentos impregnados de cores e sentimentos inquietantes.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025