Há 117 anos nascia Scott Fitzgerald
Postado em 24 DE setembro DE 2013

Nesta terça-feira, 24 de setembro, completam-se 117 anos do nascimento do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald.
Filho de uma família de alta classe média de Minnesota, começou sua carreira literária em 1920, com Este lado do paraíso, romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em revistas de grande prestígio. Seu segundo romance, Os belos e malditos, foi publicado em 1922.
Em pouco tempo, vendeu 50 mil exemplares - quantidade fantástica para a época, tornando-se o autor mais bem pago de seu tempo. Lançou Seis contos da era do jazz, em 1922 e, três anos mais tarde, escreveu O grande Gatsby. Esta obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica.
Fascinado por este estilo de vida, casou-se com uma bela mulher da elite social. A vida de agitação do casal, com viagens e festas em cidades dos EUA e da Europa, terminaria de forma dramática: Zelda Fitzgerald viveu seus últimos dias em um hospício.
Em 1934, publicou o romance Suave é a noite, friamente acolhido pela crítica da época, mas hoje tido como um de seus melhores trabalhos.
Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se então para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939, começou a escrever seu último romance, O último magnata, publicado postumamente em 1941.
Descubra mais sobre F. Scott Fitzgerald retirando alguma das obras disponíveis no acervo da BSP:

O grande Gatsby
Esta obra busca ser um retrato dos loucos anos 20, nos quais o choque da 'nova' modernidade se refletia numa juventude impactada pela guerra e pela revolução industrial. O romance relata a história do enigmático Jay Gatsby, proprietário de uma luxuosa mansão na zona mais rica das praias de Long Island, onde ele promove suntuosas festas, frequentadas por escritores, produtores de cinema, stars, esportistas, gângsteres e garotas bonitas em busca de ascensão social. O mistério que paira sobre Gatsby, um homem elegante e indecifrável, e seu interesse pela bela Daisy Buchanan foram imortalizados no cinema por Robert Redford e Mia Farrow, que com suas interpretações deram vida à essência da Era do Jazz.

Os belos e malditos
Os belos e malditos, segundo romance de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), é um panorama dos excessos e loucuras da Era do Jazz, e uma representação autobiográfica de um glamoroso e irresponsável casal de Manhattan e seu espetacular e trágico declínio.

Seis contos da era do jazz
Seis contos sobre a década da 1920 dos Estados Unidos, conhecida como a Era do Jazz. Inclui: O Boa-Vida; As costas do camelo; O curioso caso de Benjamin Button; Tarquínio de Cheapside; Ó feiticeira ruiva; O resíduo da felicidade. O conciliador; Sangue ardente, sangue frio; A soneca de Gretchen.

Suave é a noite
Ambientado na riviera francesa em fins da década de 1920, este livro narra a história de Dick Diver, um psiquiatra que se casa com a paciente Nicole Warren. A vida do casal não é mais do que uma farsa - dominados pelo tédio, incapazes de dialogar, entre incessantes coquetéis, recepções e dinheiro, vivem numa atmosfera de falsa euforia. Suave é a noite, em tom autobiográfico, revela personagens com uma carga de realismo.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025