Final acirrada do Circuito Racional de Batalhas de Rimas tem show de Dexter
Postado em 25 DE fevereiro DE 2019

A final do Circuito Racional de Batalhas de Rimas foi acirrada e quem acabou vencendo os rounds foi Lucas Felix, na disputa derradeira com Camões. Os dois batalharam em três etapas, na última fase, com temas que nasceram de imagens projetadas em um telão. O suspense durou até os últimos segundos, pois o júri - formado pelos educadores da rede pública de ensino Andrea Regina Palombo, Fernando Bellini e Juliane Ribeiro - estava bem dividido.
O evento, que lotou o auditório da BSP, foi organizado pelo Coletivo Kush Crew, selecionado no edital VAI (programa para a Valorização de Iniciativas Culturais). O encontro reuniu, entre os competidores, oito vencedores (um de cada escola participante do circuito). Entre eles, G-O, que veio com o pessoal da Batalha da Rubi, do Jaraguá. 7-O fez também uma performance especial, ao final do encontro, levando, na rima, um depoimento emocionante sobre suicídio. Com a mãe Iara e a namorada Gabriela na plateia, o MC falou com o coração e emocionou a todos ao chegar às lágrimas.
Entre os temas das batalhas constaram desde a violência urbana até mulheres que fogem do padrão de beleza. Não conhece o Kush Crew? O grupo, de acordo com definição própria, é um coletivo de amigos que atuam em prol da promoção da cultural, do exercício da liberdade e da disseminação do conhecimento por meio de diversas linguagens. As iniciativas visam estabelecer elos entre as instituições de ensino e a cultura hip hop, sem perder a identidade das ruas, como acrescenta o coletivo.
Dexter emociona a galera
O evento foi encerrado com um show de Dexter, que emocionou a todos ao falar de sua experiência pessoal como presidiário que viveu- e sobreviveu - ao presídio do Carandiru. Dexter é o nome artístico de Marcos Fernandes de Omena, adotado por ele depois de ler a biografia de Martin Luther King Jr., quando descobriu que um dos filhos do ícone da luta negra tem esse nome.
Depois de mais de 10 anos no sistema prisional, Dexter ganhou a liberdade em 2011 e, desde então, vem desenvolvendo sua carreira musical, já tendo se apresentado ao lado de artistas como Seu Jorge, Mano Brown, Péricles, Paula Lima, Guilherme Arantes e Racionais MCs.
No auditório da BSP, ele abriu seu coração ao dizer que havia pisado ali em um momento bem difícil de sua vida, em circunstâncias que marcaram sua trajetória com lembranças fortes. Visivelmente emocionado, Dexter convidou o juiz que acompanhou sua história, o advogado Jayme Garcia, que, abraçado ao artista, contou um pouco da luta de Marcos. O advogado, que hoje trabalha na área judicial de correção de menores, trouxe seus filhos Alice e João para viver, com ele, também essa experiência.
Na plateia, vendo tudo bem de perto estava o publicitário Helbert Williams com o filho Gabriel. Eles vieram com a educadora Cristiane, mãe do pequeno, para que Helbert pudesse mostrar ao filho um pouco de uma realidade que, segundo ele, precisa ser compreendida por todos e tão forte nas letras dos MCs. Pai e filho curtiram juntos as músicas e se emocionaram com a experiência vivida no sábado, bem longe dos bloquinhos de pré-carnaval.
Também na plateia, os pais de um dos fortes concorrentes nas batalhas - Bruno Pazqim - também aplaudiram as apresentações. A publicitária Vânia Regina Pavão e o engenheiro de software William Galvão procuram acompanhar as apresentações do filho bem de perto e saíram orgulhosos da performance de Pazqim, que é como o rapaz prefere ser chamado nos circuitos. Ele, que venceu o primeiro, mas caiu no segundo round, costuma, segundo Vânia e William, se preparar lendo muito e pesquisando temas variados, para que as batalhas sejam sempre recheadas de referências.
Cheia de referências e de fortes emoções foi mesmo o sábado, 24 de fevereiro, para Dexter e os MCs finalistas - entre eles, Preto Wuloko, Gabi (aliás, a única mulher na disputa), Ciero, Camões, Pazqim, Felix e 7-G - e quem mais esteve por lá!
Instagram: https://www.instagram.com/kushcrew_oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/KushCrewCo/
Confira o recado carinhoso que Dexter deixou no nosso Insta:
Confira a galeria de imagens da final:
[gallery size="large" ids="53461,53465,53462,53463,53464,53466,53476,53467,53468,53469,53470,53471,53472,53473,53474,53475,53477,53478,53479,53480,53481,53482,53483,53484,53485,53486,53487,53488,53489,53490,53491,53492"]
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025