Diretor executivo da SP Leituras recebe medalha Mário de Andrade
Postado em 15 DE dezembro DE 2022
Crédito: Divulgação O governo do Estado de São Paulo realizou na noite de 14 de dezembro, no teatro Sério Cardoso, a cerimônia de Premiações da Cultura de São Paulo 2021/2022. O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, foi homenageado com a Medalha Mário de Andrade por sua contribuição para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Já o escritor Afonso Borges, conselheiro da SP Leituras, recebeu a Medalha Tarsila do Amaral em reconhecimento ao seu trabalho cultural realizado no Estado de São Paulo.
Na ocasião, o escritor e professor Daniel Munduruku ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo, na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas pelo seu trabalho à frente do Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais, OSCIP criada por um grupo de profissionais indígenas e não-indígenas com o objetivo central de prestar serviços na área educacional proporcionando maior conhecimento da lei 11.645, que instituiu a obrigatoriedade da temática indígena e afro-brasileira no currículo escolar brasileiro.
Durante a cerimônia, o Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão destacou a importância de elevar os investimentos na área cultural. Para ele, “mais cultura significa mais empresa, mais renda, mais inclusão, mais qualidade de vida e desenvolvimento”. Em relação aos homenageados da noite, destacou que “os prêmios e medalhas outorgados são homenagens aos profissionais que fazem no dia a dia a cultura paulista ser cada vez mais forte e plural, em todas as regiões do Estado.”
Houve, ainda, homenagens para grandes nomes do cenário cultural brasileiro que faleceram recentemente, entre elas as cantoras Gal Costa e Elza Sores, o ato, cantor, compositor e apresentados da TV Cultura Rolando Boldrin, o produtor cultural Sérgio Ajzenberg, o ex-diretor do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araújo e o jornalista Jorge da Cunha Lima, além do arquiteto Ruy Ohtake.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
