Dia Mundial do Livro
Postado em 23 DE abril DE 2014
A data de 23 de abril foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como sendo o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura.
Uma das versões sobre a origem da comemoração é que, primeiramente, a Câmara Oficial do Livro de Barcelona sugeriu, em 1926, que tal homenagem fosse celebrada em 5 de abril, data do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Mas em 1930, foi alterado para 23 de abril, dia de falecimento do autor. É a data de falecimento de William Shakespeare também.
Em 1995, a Unesco referendou a data.
Outra versão diz que existe uma tradição catalã em que é costume dar uma rosa para quem comprar um livro no dia de São Jorge (23 de abril). Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.
A cada ano, a Unesco escolhe uma cidade para ser a Capital Mundial do Livro, cujo mandato começa em 23 de abril. Este ano, a escolhida será Port Harcourt, na Nigéria.
A iniciativa destaca o compromisso da cidade eleita em promover o livro, a leitura e a colaboração entre todos os atores do setor livreiro.
Port Harcouirt foi escolhida em 2014 devido à qualidade de seu programa de incentivo à leitura, especialmente por focar os jovens e assim melhorar os índices de alfabetização.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025