Crianças criam biblioteca
Postado em 16 DE agosto DE 2016

As crianças de um conjunto habitacional no Jardim Botafogo, em São Carlos (SP), pretendem incentivar a leitura dos amigos, que são vizinhos. Elas então se reuniram para trocar livros e, com isso, criaram no térreo do condomínio a Biblioteca ‘Nineli 17’, que leva nome da rua e número do bloco em que moram.
Em época de tablets e smartphones, a turma do prédio prefere os livros. A equipe de bibliotecários-mirins é composta por seis crianças. Foi Carolina Anselmo, de 8 anos, quem teve a ideia de dividir com os vizinhos os prazeres da leitura. “Eu estava arrecadando livros na escola, ganhando, quando tive uma ideia de fazer uma biblioteca nas férias. Chamei meus amigos e colocamos em prática”, contou.
Empenhados, os amigos começaram arrecadar mais livros. “Fomos arrecadando livros de casa em casa, além disso, algumas pessoas doaram. Conseguimos juntar mais de 150 livros”, disse Pedro Anselmo, de 9 anos.
Organização
O projeto ficou organizado e a biblioteca tem regras. A criança que estiver interessada pode pegar até dois livros por vez e os dados ficam anotados em uma agenda, como o bloco onde a pessoa mora, apartamento, nome do livro, data de retirada e de entrega.
Assim como nas grandes bibliotecas, no condomínio também tudo é separado por categorias. Tem os títulos sobre animais, os encantados e os assustadores, por exemplo.
Tem também a categoria dos mais lidos. Os mais procurados são a Festa no Céu, de Ângela Lago, e Tatu Balão, da escritora Sonia Barros. “Eu leio um livro com uma história de avião e é como se eu tivesse viajando mesmo sem sair do lugar. Se for história de princesa, é como se eu fosse uma”, acrescentou Carolina.
Bruno tem 12 anos e frequenta a biblioteca. “Eu acho legal, você não precisa gastar combustível do carro para ir a uma biblioteca longe da sua casa. É só sair do apartamento e pegar um livro”, comentou.
Doações
A criançada já conseguiu reunir 182 livros e o objetivo é arrecadar ainda mais e aumentar o acervo. As crianças aceitam doações de livros de outros moradores, mesmo que não sejam do condomínio.
Para doar, a pessoa interessada deve ir até o conjunto habitacional da Rua Joaquim Nineli, no bairro Botafogo e identificar que os livros são para o bloco 17. O horário de funcionamento da biblioteca é das 15h às 20h.
Veja uma matéria sobre a molecadinha.
Fonte: G1
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025