Centenário de Vinicius de Moraes
Postado em 18 DE outubro DE 2013
Neste sábado, 19 de outubro, comemora-se o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes. Diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, ano em que foi publicado O caminho para a distância. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades com vínculos boêmios e desde então, viveu uma vida ligada à boemia.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, no entanto, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. Logo após algumas atuações como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943.
Além de ser um dos fundadores do movimento musical “Bossa Nova”, com Tom Jobim e João Gilberto, Vinicius de Moraes foi também um grande poeta da segunda fase do Modernismo Brasileiro (1930-1945).
A primeira fase da poesia de Vinicius de Moraes é marcada pela preocupação religiosa, angústia e a vontade de superar as dores deste mundo. Já a segunda, apresenta versos longos com uma linguagem abstrata, alegórica e declamatória.
Em 1943, publica Cinco elegias, obra em que o escritor se aproxima mais de temas simples da vida, explora com sensualidade o amor e a mulher, faz uso de verso livre e a comunicação é mais direta.
Vinicius de Moraes também escreveu poesia social. Um bom exemplo do envolvimento de Vinicius de Moraes nessa área é o poema Operário em Construção (1956).
A partir da década de 1960, Vinicius de Moraes começou a se afastar da literatura e passou a se dedicar à música.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025