Aniversário de Ziraldo
Postado em 24 DE outubro DE 2013

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, o cartunista e escritor Ziraldo completa 81 anos. Criador de famosos personagens, como Menino Maluquinho e sua turma, Pererê e Jeremias, o Bom, o nome de Ziraldo vem da junção de Zizinha, nome de sua mãe, e Geraldo, nome de seu pai.
Nascido em Caratinga (MG), começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao desenhar e escrever para a revista O Cruzeiro em 1957 e, posteriormente, para o Jornal do Brasil, em 1963.
Nos anos 60, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, a publicação foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil. Foi nesta época que Ziraldo e outros humoristas fundaram O Pasquim.
Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, Flicts, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 passou a concentrar-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.
Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas Private Eye, da Inglaterra, Plexus, da França, e Mad, dos Estados Unidos.
A Biblioteca de São Paulo possui diversas obras de Ziraldo em seu acervo. Confira:

Flicts
(Editora Melhoramentos)
Tudo tem cor. O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores, que não encontrou um lugar para ficar. Abandonada, Flicts olhou para longe, para o alto, e subiu, para finalmente encontrar-se.

O Menino Maluquinho
(Editora Melhoramentos)
Na obra infantil, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras.Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

Os meninos de Marte
(Editora Melhoramentos)
Os marcianos e as marcianas adoram visitar o planeta Terra. Eles gostam de descansar nos gramados verdes, olhando as nuvens branquinhas do céu. Até que acontece de um deles dormir numa plantação de repolhos e acordar - como um bebê terráqueo.

Jeremias, o Bom
(Editora Melhoramentos)
Esta obra procura trazer Jeremias, personagem criado na época da ditadura militar brasileira com o intuito de ser uma crítica de costumes bem-humorada. Jeremias era tão bom que nasceu sem dor. Homem atencioso e elegante, sempre bem vestido com terno de corte impecável, gravata e sapatos engraxados, estava sempre disposto a ajudar os outros. 'Jeremias, O Bom' era antes de tudo, um homem justo.

O menino e seu amigo
(Editora Melhoramentos)
Em O menino e seu amigo, Ziraldo mostra a seu jeito - uma das convivências humanas - a do avô com seu primeiro neto.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025