Aniversário de William Faulkner
Postado em 25 DE setembro DE 2013
O escritor norte-americano William Faulkner completaria nesta quarta-feira, 25 de setembro, 116 anos. Nascido em 1897, no Mississippi, Faulkner recebeu, em 1949, o prêmio Nobel de Literatura; em 1951, ganhou o National Book Awards, pela obra Collected stories; em 1955, o prêmio Pulitzer pelo romance Uma fábula; e em 1963, postumamente, novamente um Pulitzer por Os desgarrados.
Utilizando a técnica do fluxo de consciência, consagrada por James Joyce, Virginia Woolf, Marcel Proust e Thomas Mann, Faulkner narrou a decadência do sul dos Estados Unidos, interiorizando-a em seus personagens, a maioria deles vivendo situações desesperadoras no condado imaginário de Yoknapatawpha.
Por muitas vezes descrever múltiplos pontos de vista (não raro, simultaneamente) e impor bruscas mudanças de tempo narrativo, a obra de Faulkner é tida como hermética e desafiadora.
Tímido, ele preferia a companhia de seus amigos caçadores e dos vizinhos de seu sítio a outros escritores e intelectuais. Seus primeiros livros traziam características da literatura do fim do século 19, mas encontrou seu estilo nas obras O som e a fúria, Enquanto agonizo, Santuário, Luz de agosto, entre outros.
Descubra um pouco mais sobre esse autor visitando o acervo da Biblioteca de São Paulo. Veja algumas das obras disponíveis:

O som e a fúria
Abalado com a recusa dos originais do seu terceiro romance pelas editoras, Faulkner isolou-se. Nesse período, nasceu 'O som e a fúria'. No enredo, entre ideais de nobreza pueris e arroubos de ódio e de ganância que beiram o demoníaco, uma família põe fim ao que resta de si mesma. O clima de quase delírio construído com maestria é a expressão derradeira da ruína de um grupo social.

O povoado
O povoado conta a chegada e a ascensão da família Snopes em Frenchman's Bend, um vilarejo construído sobre o que um dia fora uma imponente plantação. O clã é liderado por Flem Snopes, um homem vigoroso, de origens obscuras, que rapidamente domina a cidade e a população com malícia e astúcia. Ironia da tragédia clássica e ilustração cáustica das grandes pretensões que antecederam a Guerra Civil norte-americana, este romance visa retratar, em última instância, a decadência causada pela guerra e suas consequências. Publicado em 1940, 'O povoado' deu origem à trilogia 'Snopes', fechada dezenove anos depois, com A mansão.

A mansão
No terceiro e último romance da trilogia 'Snopes', os personagens centrais, sobretudo Flem e Linda Snopes, V. K. Ratliff e Gavin Stevens, passam por transformações que alteram o tom e o ritmo geral da obra. Flem Snopes foi longe demais em sua maldade e ambição, mas, no final de sua vida, ele reconhece quanto mal causou aos outros e espera, quase inerte, o acerto de contas.

Luz em agosto
Luz em agosto se destaca por ser um marco fundamental da gloriosa década vivida por William Faulkner até 1939, quando lançou Palmeiras selvagens. Romance de natureza polifônica, Luz em agosto radicaliza alguns dos procedimentos característicos da prosa de Faulkner para apresentar três histórias aparentemente distintas, que terminam por se entrecruzar. O tempo da narrativa está sujeito a avanços e recuos, mas essa instabilidade temporal nunca obscurece nem torna hermético o que se conta, servindo antes para acrescentar traços à composição psicológica dos personagens e para desvendar camadas internas da trama em que são enredados. No centro da trama está Joe Christmas, um branco com sangue de negro, consumido pela falta de identidade, que reage com violência contra um mundo que o rejeita desde o seu nascimento. Igualmente à margem da sociedade, vagam criaturas como Lena Grove, uma adolescente órfã que percorre a duras penas o trajeto do Alabama ao Tennessee em busca do homem que a abandonou grávida. Sua chegada coincide com a descoberta do assassinato de Joanna Burden, de quem Christmas foi amante. Mas caberá ao reverendo Hightower funcionar como elo de ligação entre as narrativas. É num ambiente de fracasso, culpa, preconceito e fanatismo religioso que se debatem os personagens de Luz em agosto, todos em busca de seu lugar num mundo que reservou para eles apenas um destino trágico.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025