Aniversário de Victor Hugo
Postado em 26 DE fevereiro DE 2014

Há 212 anos, em 27 de fevereiro de 1802, nascia o escritor francês Victor Hugo, autor de Os miseráveis e O corcunda de Notre Dame.
A eloquência e a paixão precoce das primeiras obras de Victor Hugo trouxeram-lhe sucesso e fama quando ainda jovem. Sua primeira coletânea de poesia (Odes et poésies diverses) foi publicada em 1822, quando Hugo tinha apenas 20 anos de idade, e lhe rendeu uma pensão real de Luís XVIII.
A primeira obra madura de ficção do autor francês apareceu em 1829 e refletia a aguda consciência social que permearia sua obra posterior. O último dia de um condenado teve profunda influência sobre autores posteriores, como Albert Camus, Charles Dickens e Fiódor Dostoiévski.
O período 1829-1843 foi o mais produtivo da carreira de Victor Hugo. Seu grande romance histórico, Notre Dame de Paris - mundialmente conhecido como O corcunda de Notre Dame - (1831), o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841.
Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade, mas não mudar de sociedade.
No começo da década de 1830, começou a planejar um grande romance sobre miséria e injustiça social, intitulado Os miseráveis, publicada apenas em 1862. A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas - a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832, e conta a história de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria desse século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, Thénardier e o inspetor Javert.
Em seu próximo livro, Os trabalhadores do mar, publicado em 1866, Victor Hugo afastou-se de temas políticos e sociais. Ainda assim, o livro foi bem recebido, talvez devido ao sucesso prévio de Os miseráveis.
Seu último romance, Noventa e três, publicado em 1874, abordava um tema até então evitado pelo escritor: o reinado do terror, durante a Revolução Francesa. Embora sua popularidade estivesse em declínio quando de sua publicação, muitos consideram esta uma obra à altura das mais famosas de Victor Hugo.
Na BSP você encontra os seguintes títulos do escritor:

Trabalhadores do mar
Cosac Naify
O livro narra a história de Gilliat, um jovem trabalhador rejeitado pela comunidade onde vive. Ele se apaixona por Déruchette, a bela sobrinha do armador Lethierry. Para conquistar a jovem, enfrenta uma batalha com a natureza para recuperar o motor do navio à vapor naufragado de Lethierry. O romance se passa na ilha de Guernesey, onde Victor Hugo viveu durante um exílio autoinfligido. O livro inclui capítulos que não foram publicados na primeira edição brasileira.

Notre-Dame de Paris (também em audiolivro)
Companhia das Letras
Este romance se passa na Paris medieval e conta a história da bela cigana Esmeralda, condenada por bruxaria pelo atormentado arquidiácono Claude Frollo. A obra gira em torno de Quasimodo, homem deformado e coxo adotado por Frollo, que acaba se apaixonando por Esmeralda e, na tentativa de salvá-la, esconde-a na torre da catedral. No entanto, um grupo de camponeses parisienses atacam a catedral para liberá-la do terrível homem corcunda, que organiza heroica resistência.

Os miseráveis (também em audiolivro)
Cosac Naify
O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos reconduzem-no ao calabouço. Esta versão procura incluir notas de pé de página elucidativas do contexto histórico e cultural da França no século XIX.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025