Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Abertura oficial do 15º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne autoridades e especialistas em São Paulo

Postado em 10 DE setembro DE 2024
Crédito: Ricardo Matsukawa

Teve início na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, a 15ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – que traz como tema a “Inteligência Artificial: caminhos para inovação, colaboração e inclusão” - eixo que norteará toda a programação do 15º Seminário Internacional Biblioteca Viva.

O evento realiza-se nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo; e no dia 12 de setembro, na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos e reúne cerca de 1000 participantes de todo o Brasil, de 175 cidades de 20 estados brasileiros, que vão refletir com palestrantes nacionais e internacionais sobre os desafios das bibliotecas diante dos paradigmas da rápida evolução tecnológica das últimas décadas, que resultou na integração acelerada da inteligência artificial (IA) no dia a dia de trabalho dos profissionais do setor bibliotecário.

Na mesa de abertura oficial do Seminário estavam presentes o secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, do diretor do Serviço de Informação e Bibliotecas na região da América do Sul do Goethe Institut São Paulo, Salvador e Curitiba, Sven Mensing, pelo Goethe Institut-São Paulo, e da representante da Embaixada da França no Brasil, Marion Loire, adida para o livro, o debate de ideias e música atual. Marcaram presença na abertura oficial do evento, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Mato Grosso do Sul, Melly Fatima Goes Sena e a Chefe da divisão Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério do Cultural, Marina Rabelo.

Autoridades e especialistas destacaram os impactos das novas tecnologias no âmbito das bibliotecas, enfatizando o objetivo deste encontro internacional, que visa proporcionar reflexões, momentos de muita inspiração e aprendizagem sobre os desafios contemporâneos, fomentando a troca de experiências com quem advoga a favor das bibliotecas, além de permitir a apresentação de ideias criativas apoiadas na inovação da tecnologia para fortalecer esses espaços de cultura e conhecimento.

Abrindo o evento, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, saudou e deu as boas-vindas a todos, celebrando mais esta edição do Seminário Internacional. “Este momento é importante porque precisamos manter o foco em nosso público que está em contato direto com a tecnologia”, destacou Ruprecht sobre a importância de um evento para dialogar sobre o uso da IA nas bibliotecas. “Os profissionais da informação e equipes da biblioteca são como tochas da causa da leitura e do conhecimento; é o coração que conecta o público com este mundo farto de informações”, afirmou o diretor executivo.  Ruprecht reafirmou ainda o compromisso da SP Leituras, junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o SisEB, em ampliar o acesso e o direito à leitura e ao conhecimento.

 

Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht

“O grande desafio é usar a IA como ferramenta de colaboração e inclusão”, diz secretário-executivo

O secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, em nome da secretária da pasta, Marilia Marton, ressaltou a importância da centralidade das políticas públicas voltadas aos profissionais da informação. Segundo ele, a IA por si só não substitui o profissional. “Falar sobre IA é maravilhoso, mas o grande desafio é usar a IA como ferramenta de colaboração e inclusão”, disse Assis, sobre a rápida evolução da inteligência artificial que exige investimentos nas práticas e processos para aproveitar as inovações de forma ética e eficaz. “Estamos investindo 26 milhões de reais em editais de fomento a literatura, desde premiações que estimulam a produção de obras literárias até editais para a modernização de bibliotecas”, frisou Assis. Assis, lembra também a celebração dos 40 anos do SisEB, ressaltando seu papel no fortalecimento das bibliotecas públicas no estado de São Paulo. Por fim, ele desejou a todos "um ótimo seminário e ótimas discussões.”