5 curiosidades sobre Lewis Carroll e sua Alice
Postado em 14 DE janeiro DE 2013

Retrato de 1855 do escritor
1) A ideia para sua obra mais famosa surgiu a partir de uma Alice de carne e osso. Filha de um amigo de Lewis, Alice Liddell encantou o autor, que contou para ela durante um passeio em 1862 uma história improvisada sobre uma menina que ia parar embaixo da terra. Mais tarde, em 1865, o livro seria publicado pela primeira vez e, 147 anos depois, já ganhou mais de 15 versões cinematográficas. Dizem que Alice era o amor platônico de Carroll, que nunca se casou.

Alice Liddell
2) Lewis era um grande fã de magia e ilusionismo quando era criança. Já adulto, seguiu entretendo crianças com truques e enigmas de lógica.
3) Na escola, o escritor não era um grande fã de literatura nem de gramática. Sua grande paixão era... matemática! O interesse pelo assunto era tão grande que ele deixou escondido por seus livros uma série de problemas envolvendo cálculos.
4) Apesar de Charles Lutwidge Dodgson e Lewis Carroll parecerem nomes bem diferentes um do outro, o pseudônimo foi criado seguindo uma ordem lógica. O autor traduziu o inglês "Charles Lutwidge" para latim, formando o nome Ludovicus Carolus. Depois, passou para o inglês outra vez, criando o famoso Lewis Carroll.
5) Carroll não se limitava a apenas escrever, mas também utilizava sua criatividade para tornar a experiência do leitor mais agradável. Ele desenvolveu uma série de dispositivos, como um aparelho que auxiliava doentes a lerem deitados e outro que facilitava a leitura em ambientes escuros.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025